Menu Close

6 DE MARÇO, “PROFESSORES NA CAMPANHA” EM SETÚBAL E ÉVORA

Ao oitavo dia, a Carreira Docente está no centro da campanha dos professores: recuperar o tempo de serviço, mas não só…

Durante a manhã, em Setúbal, a concentração realizou-se na Praça do Bocage, juntando mais de uma centena de professores e educadores. À tarde, em Évora, os professores juntaram-se no Largo Camões onde a iniciativa de luta “Professores na Campanha”, continuou com a presença de dirigentes e professores do distrito e da comunicação social local e nacional.

O tema escolhido foi a carreira docente. Manuel Nobre, Presidente do SPZS e José Costa, Secretário-adjunto da Fenprof, falaram sobre como a generalidade dos partidos promete recuperar o tempo de serviço que continua a ser roubado aos professores, o que resulta da forte luta que tem sido desenvolvida pelos professores em torno desta reivindicação, os prolemas da carreira dos docentes não se esgotam no tempo de serviço. Disseram, ainda, que os educadores e os professores também exigem o fim das vagas para progressão aos 5.º e 7.º escalões, o fim do período probatório e a alteração do atual regime de avaliação do desempenho. Neste caso, não apenas para acabar com as quotas que tornam ainda mais injusta a avaliação, mas para que esta tenha um caráter formativo, contrariamente ao que acontece com o modelo em vigor.

Foi, ainda, distribuído um documento aos cidadãos que passavam no Largo Camões contextualizando a luta dos professores e que mereceu uma grande aceitação. Muitas pessoas mostraram-se solidárias com a iniciativa e conversaram com os dirigentes e professores presentes, apoiando a sua luta.

#spzs#Fenprof#professoresnacampanha