Menu Close

SPZS, 50 ANOS DE LUTA, COMPROMISSO E FUTURO AO SERVIÇO DOS PROFESSORES DO SUL

Fundado em 1976, no dia 31 de março, o Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS) celebra este ano meio século de existência. São 50 anos de uma história indissociável da luta pela democracia, pela escola pública e pela valorização da profissão docente. Nascido no período revolucionário que se seguiu ao 25 de Abril de 1974, o SPZS afirmou-se desde cedo como uma das mais combativas e representativas estruturas sindicais do país, assumindo a defesa intransigente dos direitos dos educadores e professores da zona sul, de Évora a Beja, de Portalegre a Faro, numa vasta geografia marcada por desafios que o sindicato sempre soube interpretar e enfrentar.

A sua ação histórica no sindicalismo português, integrada na maior federação de professores do país – a FENPROF, pautou-se por uma presença constante na linha da frente das grandes lutas dos professores, dos educadores e dos investigadores: desde as primeiras negociações da carreira, passando pelas batalhas em torno do Estatuto da Carreira Docente (ECD), até às mais recentes confrontações com o poder político em defesa das condições de trabalho, da estabilidade no trabalho e da dignidade salarial. O SPZS construiu, ao longo destas cinco décadas, um património de resistência, proximidade e de luta junto da massa de professores, educadores e investigadores.

Apesar do seu legado histórico de luta, o SPZS é, acima de tudo, uma organização sindical de futuro. Num momento em que a carreira docente enfrenta novos e complexos desafios, da revisão do ECD às pressões sobre o pacote laboral, das especificidades do Ensino Superior e Investigação às realidades do Ensino Particular e Cooperativo , o SPZS mantém-se firme na defesa dos valores de Abril: democracia, participação, justiça social e escola pública de qualidade para todos.

Com sede em Évora e delegações em Portalegre, Beja, Faro e subdelegação em Portimão, o SPZS continua a ser a casa dos docentes do sul de Portugal. Meio século depois da sua fundação, renova o compromisso de continuar a defender a profissão, a escola pública e os valores que abril nos legou.

50 anos a lutar. Sempre ao lado dos professores!

No dia 31 de Março, pelas 16 horas, realizou-se uma cerimónia de comemoração dos 50 anos do SPZS, com a presença de antigos e atuais dirigentes, funcionárias e advogados do SPZS, do Secretário-geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira, da Presidente do Conselho Nacional da FENPROF, Anabela Sotaia, dos antigos Secretários-gerais da FENPROF, Paulo Sucena e Mário Nogueira, de Cátia Domingues, da Direção do SPGL e outros convidados, no espaço do INATEL em Évora.

Manuel Nobre, Presidente do SPZS, fez “as honras da casa” introduzindo as delegações convidadas, as funcionárias do SPZS, os músicos e referindo que os “50 anos do Sindicato dos Professores da Zona Sul representam um longo caminho de luta, desafios e conquistas” que “o meio século de existência não é apenas um marco cronológico, mas um reflexo de uma trajetória na luta pela defesa dos direitos dos professores e na defesa da escola de Abril”. A sessão foi animada com a atuação musical dos artistas Nuno do Ó, Fernando Pardal e Rafael Nobre e terminou com o cantar dos parabéns, o apagar das velas de um bolo com o formato do número 50 confecionado pela dirigente Ana Nunes e ainda, a expressão de desejos de muita saúde para o Sindicato!

Évora, 31 de março de 2026

A Direção do SPZS