Após algumas dúvidas suscitadas, pedimos esclarecimento à AGSE, sobre a obrigatoriedade de TODOS OS DOCENTES que vincularam no CEE 2025/2026, serem opositores à Mobilidade Interna, da qual recebemos a seguinte resposta:
«Relativamente ao questionado informa-se que os candidatos com vinculação em QZP pelo Concurso Externo Extraordinário 2025/2026 se devem apresentar ao concurso de Mobilidade Interna do CEE, conforme PARTE IV – Concurso de mobilidade interna, do aviso de abertura de concurso do CEE.
Mais se informa que os candidatos a que se aplique a alínea b) do n.º 1, Cap. XIII, parte III, do aviso de abertura de concurso, serão posteriormente retirados do concurso de Mobilidade Interna.
Com os melhores cumprimentos, – AGSE»
Assim, TODOS OS DOCENTES que vincularam no CEE 2025/2026, devem ser opositores à Mobilidade Interna, que está a decorrer até às 23:59 horas do dia 11 de fevereiro de 2026 (hora de Portugal continental).
Encontra-se disponível a aplicação que permite aos docentes efetuarem a candidatura à mobilidade interna do Concurso Externo Extraordinário 2025/2026, entre o dia 5 e as 23:59 horas do dia 11 de fevereiro de 2026 (hora de Portugal continental).
Poderá aceder a toda a informação através do link: https://agse.pt/noticias-concurso-externo-extraordinario-2025-2026-candidatura-a-mobilidade-interna/
Destacamos a alínea b), do nº 1 do campo XIII do Aviso n.º 26971-A/2025/2: 1 — Os candidatos colocados através do concurso externo extraordinário em QZP que, à data da colocação, se encontrem:(…) b) Em exercício de funções em agrupamento de escolas ou em escola não agrupada, à data da publicação das listas definitivas do concurso externo regulado no presente capítulo, e que obtenham colocação em QZP em cujo âmbito geográfico se insere o agrupamento de escolas ou a escola não agrupada em que se encontram a exercer funções, não integram a lista de candidatos à mobilidade interna;
ALERTAMOS PARA A CONSULTA DE TODOS OS DOCUMENTOS.