Menu Close

ENCONTRO DEC(i)ÊNCIA: Em Defesa da Ciência Pública e pelo Fim da Precariedade na Ciência

Docentes e Investigadores do SPZS participaram esta manhã, 9 de Julho, na concentração/protesto em frente à Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA SBE), em Carcavelos.

Este “ENCONTRO DEC(i)ÊNCIA: Em Defesa da Ciência Pública e pelo Fim da Precariedade na Ciência” contou com a organização dos sindicatos membros da FENPROF em conjunto com outras estruturas e organizações do setor da ciência e do ensino superior, sendo uma iniciativa nacional dirigida a todos os trabalhadores científicos, independentemente do seu tipo de vínculo laboral (contrato de trabalho por tempo indeterminado ou a termo, contrato de bolsa de investigação ou vínculo pontual), da sua função (investigadores, docentes, técnicos, gestores de ciência e profissionais com funções próximas) ou do seu grau académico (doutorados e não-doutorados).

Esta iniciativa pretende dar voz a todos os que constroem diariamente o conhecimento científico, mas que enfrentam condições de trabalho marcadas pela instabilidade, subfinanciamento e ausência de reconhecimento.

A ciência pública em Portugal enfrenta hoje uma grave situação. Por um lado, é reconhecida a importância estratégica do conhecimento e da investigação científica para o desenvolvimento do país. Por outro, persistem as políticas de precarização, cortes orçamentais e bloqueios à renovação e rejuvenescimento das instituições científicas.

A presença do SPZS na linha da frente desta luta é expressão do nosso compromisso com uma ciência ao serviço do interesse público, socialmente relevante e sustentada em condições de trabalho dignas. A mobilização vai continuar – nas universidades, nos centros de investigação, nas ruas e nas instituições – até que se respeite quem faz ciência em Portugal.

A luta continua!