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Propostas FENPROF | Consulta pública: ENEC e AE de Cidadania e Desenvolvimento

FENPROF continuará a defender uma abordagem construtiva e democrática da política educativa, onde a cidadania seja valorizada

Num tempo em que a democracia revela sinais alarmantes de fragilidade, em que discursos de ódio ganham visibilidade e movimentos antidemocráticos e de extrema-direita conquistam espaço político, a Educação para a Cidadania assume-se como eixo central da missão da Escola Pública. Face ao crescimento de novas formas de violência, desigualdade, discriminação e desinformação, a Escola Pública deve ser, como sempre defendeu a FENPROF, um espaço seguro, de liberdade, de pensamento crítico e de construção coletiva, onde se promova o respeito pelos direitos humanos, a igualdade de género, a diversidade, a inclusão e a convivência democrática. Neste quadro, a proposta do MECI de revisão dos referenciais da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento representa um preocupante retrocesso. A FENPROF continuará a defender uma abordagem construtiva e democrática da política educativa, onde a cidadania seja valorizada como um elemento essencial da formação de todos os alunos, e não sacrificada por agendas regressivas ou simplificações perigosas.

LER: https://www.fenprof.pt/fenprof-continuara-a-defender-uma-abordagem-construtiva-e-democratica-da-politica-educativa-onde-a-cidadania-seja-valorizada