Centro de Formação Manuel Pinho
Registo de Acreditação CCPFC/ENT-AP-0574/25
PLANO DE FORMAÇÃO 2025-2026
Ações e Iniciativas de Formação:
> Gratuitas;
> Exclusivas aos Sócios do SPZS ou de Sindicatos Membros da FENPROF;
> Acreditadas pelo Conselho Cientifico e Pedagógico da Formação Contínua;
As inscrições são efetuadas nos links disponibilizados na tabela que se segue.
Recursos Livres para a Inclusão: A Pequena Biblioteca
Docentes de todos os grupos.
Estatística e Probabilidades com recurso ao GeoGebra
Docentes dos Grupos 230 e 500
Técnicas de Acessibilidade: Documentos Digitais Acessíveis
Docentes de todos os grupos.
Transformar a sala de aula com o Canva (Turma 2) – Em acreditação pelo CCPFC
Docentes de todos os grupos.
Transformar a sala de aula com o Canva (Turma 1) – Em acreditação pelo CCPFC
Docentes de todos os grupos.
Educar para as Alterações Climáticas – 2.º ciclo do ensino básico (Turma 1)
Docentes do grupos 200 e 230
Educar para as Alterações Climáticas – 2.º ciclo do ensino básico (Turma 2)
Docentes dos grupos 200 e 230
Da Literacia à Saúde: Práticas para a promoção da saúde da comunidade escolar
Docentes de todos os grupos.
Magic School: a Inteligência Artificial na Educação
Docentes de todos os grupos.
Clube de Leitura TICmalha (Leitura, Tecnologia, Inclusão e Tricot)
Docentes de todos os grupos.
Alterações Climáticas no planeta Terra (*)
Docentes dos grupos 420, 510, 520 e 560.
Aplicações digitais para o ensino da Matemática: Plataforma intuitivo e Magic School AI
Docentes dos grupos 100, 110, 230 e 500.
Introdução à Lógica Matemática
Docentes do grupo 230 e Educação Especial (910, 920 e 930).
Ler crónicas de Maria Judite de Carvalho e António Lobo Antunes
Docentes dos grupos 200, 210, 220 e 300.
Recursos Livres para a Inclusão: App MagicContact
Docentes de todos os grupos.
Da Literacia à Saúde: Práticas para a promoção da saúde da comunidade escolar
Docentes de todos os grupos.
Recursos Livres para a Inclusão: Plataforma Canva
Docentes de todos os grupos.
Da Literacia à Saúde: Práticas para a promoção da saúde da comunidade escolar
Docentes de todos os grupos.
Ideias Introdutórias de Teoria de Semigrupos
Docentes do Grupo 230 e Educação Especial 910, 920 e 930.
Modelação em matemática e nas ciências naturais recorrendo a aplicações informáticas
Docentes dos grupos 500, 510 e 520.
Da Literacia à Saúde: Práticas para a promoção da saúde da comunidade escolar
Docentes de todos os grupos.
Introdução ao LATEX e ao Overleaf – Escrita matemática em ambiente colaborativo
Docentes dos grupos 230, 500 e 510.
Recursos Livres para a Inclusão: Plataforma EdPuzzle
Docentes de todos os grupos.
Recursos Livres para a Inclusão: Plataforma Book Creator
Docentes de todos os grupos.
A Avaliação: dinâmica da avaliação em Língua Estrangeira – Inglês
Docentes dos grupos 120, 220 e 330.
Escrever para o Teatro para/com a Escola
Docentes dos grupos 110, 200, 210 e 220
À volta dos livros – A leitura infantojuvenil como motor de aprendizagem
Docentes dos grupos 100, 110, 120, 210, 220 e 300.
Da leitura à escrita – Pretextos e contextos
Docentes dos grupos 100, 110, 120, 210, 220 e 300.
(*) A confirmar pelo CCPFC
Registo de Acreditação CCPFC/ENT-AE-0574/25
O Centro de Formação do Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS) tem como missão central promover o desenvolvimento profissional contínuo dos docentes, disponibilizando ações de formação que potenciem o aperfeiçoamento das suas competências pedagógicas e a atualização de conhecimentos. O objetivo é preparar os professores para responder aos desafios atuais da Educação, incentivando a inovação nas práticas de ensino e fomentando a reflexão crítica sobre o processo educativo.
Enquanto valência do Sindicato, o Centro de Formação do SPZS assume ainda o compromisso de contribuir para a mobilização dos docentes na defesa de uma Educação Pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. Nesse sentido, procura valorizar a profissão docente e afirmar a Escola Pública como espaço de igualdade de oportunidades para todos.
O Plano de Formação constitui o principal instrumento de orientação no decurso de cada ano letivo, definindo a política de formação docente em consonância com os objetivos estabelecidos pelo SPZS. Trata-se de um documento dinâmico e aberto, sujeito a atualização permanente, em alinhamento com a legislação atual e a política sindical que o SPZS desenvolve.
01 de outubro de 2025
A Direção do SPZS