Ao longo desta Semana Nacional de Reflexão e Luta, irão decorrer reuniões e plenários sindicais em todo o país, auscultando os docentes sobre formas de luta a desenvolver, aprovando tomadas de posição e reforçando o compromisso coletivo com a mobilização urgente e necessária para defender a profissão. Para esse efeito, irá ser distribuído um questionário, que poderá ser preenchido online ou em papel.
Em pleno processo de revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD), já é possível perceber que as intenções do governo e do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) não vão no sentido da valorização da carreira e da profissão docente, pelo que se torna imperativo reforçar a luta dos professores e educadores.
Neste processo, torna-se fundamental estar nas escolas, esclarecer e voltar a ouvir os professores e educadores e é isso que o SPZS/FENPROF irá fazer entre 24 e 30 de abril.
A Semana Nacional de Reflexão e Luta será mais um contributo para o esclarecimento e a mobilização que se mostram imprescindíveis ao acompanhamento do processo negocial e à projeção das propostas e reivindicações dos professores e educadores.
